sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Análise dos resultados obtidos dos inquéritos feitos às turmas de humanidades

De forma a testarmos os conhecimentos dos alunos da área Científico-Humanística de Línguas e Humanidades da nossa escola sobre esta temática da República, decidimos aplicar um questionário por inquérito composto por perguntas de resposta de escolha múltipla, uma pergunta de resposta fechada e uma outra de âmbito mais aberto. Na recolha de dados, optamos pelo questionário por inquérito pois parece-nos ser a melhor técnica para a obtenção de dados de uma população homogénea como é o caso dos alunos.
O inquérito foi feito a uma turma de 10.º ano, duas de 11.º e duas de 12.º, sendo todos de carácter anónimo. Ao todo, responderam a este questionário 97 alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos. Escolhemos estas turmas pois, sendo da área das Humanidades, são aqueles que estão mais familiarizados com a temática.

Quando questionados sobre a data em que se deu o Regicídio, 1% (1 aluno) não respondeu, 14% (14 alunos) respondeu Março de 1911, 21% (20 alunos) respondeu Dezembro de 1911 e 64% (62 alunos) respondeu Fevereiro de 1908, a resposta correcta.


Interrogados sobre qual o Rei assassinado nesse Regicídio, 1% (1 aluno) não respondeu, 7% (7 alunos) respondeu D. Luís I, 34% (33 alunos) respondeu D. Manuel II, e 58% (56 alunos) respondeu D. Carlos I, a resposta correcta.
A pergunta chave deste questionário é a que a seguir se apresenta:


A esta pergunta, houve vários alunos a dar uma resposta diferente, fazendo com que verifique uma grande dispersão de cenários de resposta: 1 aluno respondeu 1 Dezembro 1646, 1 aluno respondeu 4 Dezembro 1640, 1 aluno respondeu 11 Dezembro 1645, 1 aluno respondeu 5 Outubro 1912, 1 aluno respondeu 15 Outubro 1910, 1 aluno Dezembro, 1 aluno 25 Abril, 1 aluno 1640, 2 alunos 1925, 2 alunos 25 Outubro, 2 alunos não responderam e 83 alunos responderam 5 Outubro 1910, a resposta correcta.


Na quarta questão, os alunos foram questionados sobre o ano em que foi aprovada a Constituição da I República: 1% (1 aluno) não respondeu, 1% (1 aluno) respondeu 1820, 44% (43 alunos) respondeu 1911, a resposta correcta e, finalmente, 54% (52 alunos) responderam 1910.


Na quinta questão, os alunos foram interrogados sobre qual o primeiro presidente não eleito da I República: 12% (12 alunos) respondeu Oliveira Salazar, 27% (26 alunos) respondeu Ramalho Eanes e, finalmente, 61% (59 alunos) respondeu Teófilo Braga, a resposta correcta.


Interrogados, na sexta questão, sobre qual o primeiro presidente eleito após a Implantação da República, 1% (1 aluno) não respondeu, 20% (20 alunos) respondeu Marcelo Caetano, 22% (21 alunos) respondeu Teófilo Braga e, finalmente, 57% (55 alunos) respondeu Manuel de Arriaga, a resposta correcta.


Na sétima questão, quando questionados sobre quantos governos exerceram funções executivas entre a Implantação da República e 1926, 1% (1 aluno) não respondeu, 26% (25 alunos) respondeu 20, 29% (28 alunos) respondeu 45, a resposta correcta e, finalmente 44% (43 alunos) respondeu 4.


Na penúltima questão, os alunos pronunciaram-se sobre os seus conhecimentos em relação aos 8 presidentes eleitos durante esse período: 43% (42 alunos) respondeu sim, enquanto 57% (55 alunos) respondeu não.
Na última questão de resposta aberta os alunos foram convidados a pronunciarem-se sobre o que achavam que mudou a partir da Implantação da República em relação ao tempo da Monarquia.
A grande maioria dos alunos respondeu que, essencialmente, após a Implantação da República, passou a haver mais liberdade e mais direitos, nomeadamente o de escolher livremente os governantes e mais igualdade.
Ainda assim, decidimos transcrever algumas respostas que achamos curiosas:

•"Não sei";

•"Orabem, o poder ficou dividido e o povo pôde votar não dependeno da sucessão hereditária. DAH!"

•"Dah, devias de saber";

•"Não faço a mínima";

•"Está tudo muito melhor de certeza porém não tenho muito essa ideia porque não vivi no tempo anterior";

•"Liberté, Egalité, Fraternité".


Da análise dos inquéritos concluímos:

•A maioria dos alunos sabem, ou pelo menos responderam correctamente em que data se deu o Regicídio, bem como qual o Rei assassinado nesse mesmo Regicídio;

•Registamos, com algum espanto, a disperção de respostas no que respeita à data da Implantação da República, até porque a República é dada no 9.º e no 12.º ano, tem sido noticiada várias vezes nos meios de comunicação social, e, também, porque na introdução ao inquérito, dizemos que estamos a abordar “o tema do centenário da República”, ora por aqui se vê que a Implantação da República foi há 100 anos. Ora por tudo isto, como explicar que à pergunta “Em que data se deu a Implantação da República” tenhamos obtido respostas como: 1 de Dezembro de 1946, 4 Dezembro 1640 ou ainda, 25 de Abril?
Há aqui dois pontos a salientar: ou os alunos responderam ao inquérito sem qualquer atenção e escreveram a primeira data que lhes veio à ideia, ou, então, algo de grave se passa: há alguns alunos, a quem as datas dos principais acontecimentos da História de Portugal passam completamente ao lado.

•A maioria dos alunos está equivocada sobre a data em que foi aprovada a primeira Constituição Republicana: associam essa data ao ano da Implantação da República, 1910;

•A maioria dos alunos sabe que o primeiro Presidente não eleito da República foi Teófilo Braga assim como também sabem que o primeiro Presidente eleito após a Implantação da República, foi Manuel de Arriaga;

•A maioria dos alunos não sabem que durante o período da I República, exerceram funções executivas 45 governos;

Finalmente, a maioria dos alunos também não sabe que no período da I República, foram eleitos 8 presidentes.

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